Passeio ao QUILOMBO DOS PALMARES

sprite onda passeios alagoas 2

Passeio saindo de Maceió​

Passeio inclui:

  • Transporte (ida e volta)
  • Guia de turismo em português.

Duração / Saídas:

  • Em média 09 horas
  • Quartas
  • Saída de hotéis e pousadas no perímetro urbano de Maceió.

Esta atividade não inclui:

  • Refeições
  • Acesso a Serra
  • Valor adicional pago no local R$ 70,00 por pessoa.

Valores adicionais serão cobrados pelos fornecedores locais.

QUILOMBO DOS PALMARES

Alagoas é um Estado riquíssimo do Brasil, localizado na região nordeste, esse lugar guarda, grandes surpresas e passeios inesquecíveis, além das belas praias, famosas por suas águas quentes e cristalinas, além das piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos, também possuem lugares cheios da cultura nordestina, por exemplo, a União dos Palmares, localizada na Serra da Barriga, a qual fica a 73 Km de Maceió, na zona da Mata, é um lugar lindo, rico em cultura, trazendo diversos pensamentos históricos, uma região que enfrentou uma luta acirrada por mais de 100 anos em busca da liberdade.

Serra da Barriga

A Serra da Barriga é considerada patrimônio histórico de Alagoas, a vista de cima da Serra é inesquecível, nela encontramos o parque memorial quilombo dos palmares, o qual possui diversas releituras de expressões culturais, afro-brasileiras e indígenas, é o único parque temático afro-brasileiro do país, e se tornou patrimônio cultural do Mercosul.

Parque memorial Quilombo dos Palmares

No parque memorial Quilombo dos Palmares encontrarmos diversas estátuas de líderes da época, entre eles o famoso Zumbi dos Palmares um líder de escravos e indígenas, ele fortificou os escravos, considerado um herói, lutou pela conquista da liberdade dos africanos no Brasil, uma história que atravessa gerações e marca diversos reflexos sociais presentes no nosso cotidiano, ele morreu no dia 20 de novembro de 1695, e desde então essa data ficou consolidada como o dia da consciência negra.

Esse parque foi inaugurado em 2007, a partir de sua inauguração atrai diversos turistas e estudiosos do mundo inteiro tendo em vista toda a conservação do lugar e as réplicas de estruturas arquitetônicas da época em tamanho real.

Na Serra da Barriga você vai ter a oportunidade de visitar o coração de palmares, o qual é considerado um palácio, lá ficavam os líderes dos quilombos, também a, diversas construções que representam o modo de vida dos quilombos naquela época muito, semelhante a ocas, poderá conhecer um pouco mais da historia de matriz africana e recebendo uma verdadeira imersão nessa cultura. 

Não há muitos registros históricos sobre o modo de vida na região, contudo, quando visitamos o lugar percebe-se que a maioria das histórias são repassadas pela oralidade, então quando for fazer a excursão uma dica é procurar um ótimo guia turístico, para que você viva essa experiência de compreender verdadeiramente o modo de vida desses povoados.

Cultura afro-brasileira no Quilombo dos Palmares 

Na região você também vai encontrar um museu dedicado ao Jorge de Lima, um famoso escritor alagoano, também encontrará um memorial para Maria Mariá, uma das primeiras feministas do Estado, história e cultura não faltam nesse local, você precisa separar um tempo para conhecer tudo que a região de Quilombo dos Palmares tem para oferecer.

Outro lugar o qual, não pode estar fora do seu roteiro é o povoado Muquém em Alagoas, lá você vai encontrar diversas pessoas descentes dos Quilombolas os quais, viviam na região, muitos são artesãos e você pode ir nas feiras comprar diversas lembranças para a família e os amigos, contudo, esses feirantes não fabricam só lembranças, mas também utensílios de barro para usar em casa, como panelas, tigelas, potes pequenos e o famoso cuscuzeiro, aproveite para conhecer um pouco da arte e da cultura desses artesãos.

Uma curiosidade é que por Alagoas ter sido um berço para os quilombolas atualmente possuem na região, 60 comunidades provenientes dos quilombos, das quais 53 receberam um certificado da Fundação Cultural Palmares, atualmente cerca de 66% da população do Estado é Afrodescendente.

Gastronomia na região de Quilombo dos Palmares

Na região de Quilombo dos Palmares, a gastronomia afro-brasileira não falta, muitos pratos deliciosos típicos na região há diversos restaurantes bem conceituados, mas o mais famoso é o restaurante Baobá, fica a caminho da Serra da Barriga, contudo, é necessário agendar as refeições. Outra opção é o restaurante Aquariuns, localizado bem no centro da cidade de União dos Palmares, possui um preço acessível, médio de 30 reais por pessoa.

Um dos melhores passeios turísticos de Alagoas

Esse passeio é um dos melhores passeios turísticos de Alagoas, você poderá experimentar uma das imersões culturais mais profundas do Brasil, conhecendo e descobrindo tudo da cultura, afro-brasileira, percebendo o quanto esse povo lutou para conquistar os direitos mais básicos do ser humano, além de conhecer réplicas de moradias em tamanho real, você ficará impressionado com a beleza, então uma dica para o passeio é levar uma ótima câmera.

Lá você também vai encontrar diversas manifestações artísticas e poderá aprender um pouco das danças típicas da região como o Toré, o coco alagoano, o samba e muitas outras.

Uma dica para esse passeio é estar aberto para conhecer uma gigantesca diversidade cultural, tanto na gastronomia, no modo de vida e nas vestimentas.

A frequência do passeio pode ser alterada em virtude de demais passeios que dependem de maré, após a efetivação da compra, enviaremos um email de confirmação.

Você também vai gostar

R$ 65 por Adulto
  • Em média 09 horas
  • Quartas
  • Saída de hotéis e pousadas no perímetro urbano de Maceió.